O Instituto Brasileiro de Defesa à Pessoa, através do Projeto Palco das Humanidades, traz à Porto Alegre, nos dias 27 e 28 de Maio, o Grupo Art in Fato, com a peça Valsa nº 6, livremente inspirada na obra de Nelson Rodrigues
O espetáculo, narra a história de Sônia, uma menina assassinada aos 15 anos, que tenta montar o quebra-cabeça de suas memórias e reconstituir os acontecimentos de sua vida. Apesar da obra original ser um monólogo, é da boca e do corpo de oito jovens atores que saem reflexões, lembranças e delírios de diferentes Sônias.
O Grupo Art in Fato tem o inicio de sua trajetória em 2009, através da parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura e Educação de Tupandi, e o Espaço da Arte, uma associação sem fins lucrativos, focada na arte, na educação e no desenvolvimento humano.O grupo foi criado em 2011, com o intuito de montar um espetáculo infantil para a feira do livro do Município. Assim sendo, Bianca Flôres, professora da unidade, selecionou para compor o elenco, alunos que se destacavam nas oficinas, demonstrando dedicação, comprometimento e o desejo de experimentar o teatro com mais intensidade. Desde então, passam a se reunir semanalmente, com foco na formação de atores, e após duas montagens voltadas ao público infantil, o grupo decide mudar o público alvo, com a adaptação Valsa Nº 6. O espetáculo, criado em 2013, tem sido apresentado em Festivais de Teatro pelo Rio Grande do Sul e, em 2014, fora o único grupo brasileiro selecionado para o 6º Festival de Teatro Adolescente Vamos que Venimos, na Argentina, trazendo para casa algumas premiações. O objetivo dos adolescentes com os festivais era ampliar conhecimentos e interagir com diferentes grupos teatrais.
PARTICIPAM DO GRUPO: alunos/atores entre 14 e 23 anos. Compõe o elenco de Valsa nº 6, Cintia Orth, Bruna Johann, Maiara Schneider, Mateus Frena, Chrystian Arnhold, Maiara Baumgarten, Mateus Frena, Daiane Cardoso e Jaqueline Rhoden. A direção é de Bianca Flôres.
EM PORTO ALEGRE, as apresentações acontecerão no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural Erico Veríssimo, sempre às 20h. Os ingressos custam R$20,00 para o público em geral, e R$10,00 para estudantes, classe artística, idosos e doadores de sangue, e podem ser adquiridos na hora. A classificação é de 14 anos.