AJURIS noticia Prêmio Humanidades concedido a Magistrada Carine Labres
A juíza Carine Labres foi uma das homenageadas do Prêmio Humanidades 2014. A premiação foi promovida pelo Instituto Brasileiro da Pessoa, na noite desta segunda-feira (24/11), no Centro Cultural Érico Veríssimo, em Porto Alegre. A premiação destaca os trabalhos e atitudes voltadas à defesa e proteção de direitos humanos. Carine foi homenageada por sua postura na defesa dos direitos homoafetivos.
A magistrada foi responsável pela realização de casamento coletivo, incluindo um casal homossexual, realizado em setembro deste ano em Santana do Livramento (RS). Na ocasião, sofreu ameaças, inclusive de morte, de pessoas contrárias à realização da cerimônia em um Centro de Tradições Gaúchas (CTG), que foi incendiado às vésperas do casamento.
“Essa homenagem tem um simbolismo muito especial, significa a esperança de que os Poderes públicos, juntamente com a sociedade, possuem a capacidade de diminuir todos os tipos de intolerâncias”, destacou Carine.
Também foram homenageados os Promotores de Justiça, Dinamárcia Maciel de Oliveira e Fernando Andrade Alves, e a coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública, Alessandra Quines.