Fotos da Abertura da exposição Ars Cordis de Deolila Araujo – realizada dia 19/07/16, 18h-POA
Jovem Artista aos 75 anos abre exposição.
A abertura da exposição Arscordis, de Deolila Araujo, foi na sala O Retrato do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo. A exposição permanecerá aberta a visitação até 20 de agosto sempre das 10 às 19 horas, de segundas a sextas-feiras.
A jovem Deolila, com o corpo frágil e delicado, estudou Língua e Literatura Portuguesa na Universidade de Brasília – UNB e em seguida, se transferiu para os Estados Unidos onde obteve bacharelado em Inglês e Literatura Americana e Inglesa. Oficial de chancelaria, retornou ao Brasil passando a residir em Porto Alegre. Em 1989 Desperta para a arte, frequenta cursos avulsos, troca horas de sono pela pintura. “Enquanto os filhos dormem, a arte desperta” afirma a artista, hoje, com 75 anos.
Questionada sobre esta primeira exposição afirma que “A vontade de criar nunca cessa, mas há hiatos por percalços na vida. Nunca expus talvez expus talvez em razão da transitoriedade ou talvez
razão da transitoriedade ou talvez porque o meio e o fim não casavam. Vinte e cinco anos de percurso artístico (primeira exposição). Tempo perdido? Não. É como despir-se em público sem ter formas curvilíneas. E a arte é mesmo assim, prevalece não o ter, mas o que fica – o SER”.
Selecionada pelo projeto Humanidades para a exposição que tem curadoria da equipe do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, Deolila Araujo apresenta um trabalho de rara inquietude e marcado pela força de quem sabe desvendar os caminhos da arte.